Pesquisar este blog

Oficina de uso e costumes dos povos Áfricanos

Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. João Santa Cruz de Oliveira
História da cultura Afro-brasileira e indígena
João Pessoa, Maio de 2010
Uso e costumes da África


Para podermos fazer um estudo sobre uso e costumes da África é preciso passarmos a conhecer melhor este continente, assim poderemos fazer um estudo sistematizado de cada um dos cinqüenta e três países do continente, onde deveremos passar a conhecer como foi formada a cultura de cada região, o estilo de musica, religião, sociedade, moda, segue-se abaixo um pequeno resumo sobre o vasto continente Áfricano.
A África é um dos continentes mais pobres do mundo.
Há 53 Países.
População:783.7000.000 (2000)
Religião principal:Muçulmanos (310,5 milhões )e católicos romanos.(117,2milhões)

A maior parte da população africana é constituída por diferentes povos negros, teoria que implica manifestações de preconceito racial em outros continentes como América e Europa, por exemplo, mas há expressiva quantidade de brancos, que vivem principalmente na porção setentrional do continente, ao norte do Deserto do Saara - por isso mesmo denominada África Branca. São principalmente árabes, egípcios e bérberes, entre os quais se incluem os etíopes e os tuaregues; aparecem ainda, embora em menor quantidade, judeus e descendentes de europeus. Estes últimos estão presentes também, na África do Sul e são em sua maioria originários das Ilhas Britânicas e dos Países Baixos.

Ao sul do Saara temos a chamada África Negra, povoada por grande variedade de grupos negróides que se diferenciam entre si principalmente pelo aspecto físico, mas também por diferenças culturais, como as religiões que professam e a grande diversidade de línguas que falam. Os grupos mais importantes são:

* sudaneses: em sua maior parte habitam as savanas que se estendem do Atlântico ao vale superior do rio Nilo. Vivem basicamente da agricultura; antes da chegada dos europeus, haviam alcançado um alto estágio de civilização. Eram em sua maioria sudaneses os negros que vieram para o Brasil como escravos;
* bantos: são numericamente superiores aos demais grupos. Habitam a metade sul do continente e têm como atividades principais a criação de gado e a caça. Constituíram o segundo maior contingente de africanos trazidos para o Brasil;
* nilóticos: são encontrados na região do Alto Nilo e caracterizam-se pela estatura elevada;
* pigmeus: de pequena estatura, vivem principalmente na selva do Congo e em seus arredores, onde baseiam sua subsistência na caça e na coleta de raízes;
* bosquímanos e hotentotes: habitam a região do Deserto de Calaari, sendo atualmente pouco numerosos; distinguem-se como grandes caçadores de antílopes e avestruzes.

Além dos negros e dos brancos, encontramos na África os malgaxes, povo de origem malaia que habitou a ilha de Madagáscar, os indianos trazidos pelos colonizadores ingleses para a África Oriental, além de um pequeno número de imigrantes chineses.
Em correspondência com os diferentes ramos étnico-culturais, encontram-se na África três religiões principais: o islamismo, que se manifesta sobretudo na África Branca, mas é também professado por numerosos povos negros; o cristianismo, religião levada por missionários e professada em pontos esparsos do continente; e o animismo, seguido em toda a África Negra. Esta última corrente religiosa, na verdade, abrange grande número de seitas politeístas, que possuem em comum a crença na força e na influência dos elementos da natureza sobre o destino dos homens.

Da mesma forma, existem inúmeras línguas no continente: várias línguas de origem africana e os idiomas introduzidos pelos colonizadores, utilizados até hoje. Os principais são: árabe, inglês, francês, português, espanhol e africâner, língua oriunda do neerlandês, falada pelos descendentes de neerlandeses, alemães e franceses da África do Sul e da Namíbia.
A cultura da África reflete a sua antiga história e é tão diversificada como foi o seu ambiente natural ao longo dos milénios.

África é o território terrestre habitado há mais tempo, e supõe-se que foi neste continente que a espécie humana surgiu; os mais antigos fósseis de hominídeos encontrados na África (Tanzânia e Quênia) têm cerca de cinco milhões de anos. O Egito foi provavelmente o primeiro estado a constituir-se na África, há cerca de 5000 anos, mas muitos outros reinos ou cidades-estados se foram sucedendo neste continente, ao longo dos séculos (por exemplo, Axum, o Grande Zimbabwe). Para além disso, a África foi, desde a antiguidade, procurada por povos doutros continentes, que buscavam as suas riquezas.

O continente africano cobre uma área de cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, um quinto da área terrestre da Terra, e possui mais de 50 países. Suas características geográficas são diversas e variam de tropical úmido ou floresta tropical, com chuvas de 250 a 380 centímetros a desertos. O monte Kilimanjaro (5895 metros de altitude) permanece coberto de neve durante todo o ano enquanto o Saara é o maior e mais quente deserto da Terra. A África possui uma vegetação diversa, variando de savana, arbustos de deserto e uma variedade de vegetação crescente nas montanhas bem como nas florestas tropicais e tropófilas.

Como a natureza, os atuais 800 milhões de habitantes da África evoluíram um ambiente cultural cheio de contrastes e que possui várias dimensões. As pessoas através do continente possuem diferenças marcantes sob qualquer comparação: falam um vasto número de diferentes línguas, praticam diferentes religiões, vivem em uma variedade de tipos de habitações e se envolvem em um amplo leque de atividades econômica.
A África é o lar de inumeráveis tribos, grupos étnicos e sociais, algumas representam populações

Na Nigéria existe tribos que fazem festas(Ritual)quando uma pessoa morre.Não há tristeza mais alegria.Os dançarinos,que dançarem mais animados ganham dinheiro como prêmio. Colocam o dinheiro na testa.É tradição.
Xangô é um dos orixás mais cultuados na Nigéria.
As meninas são vaidosas e tem o rosto marcados.
No norte da Nigéria,foi descoberto uma tribo há mais de quinze anos"Koma " as mulheres ainda usam folhas como vestidos usam como bolsas bichos.
Existe a Circuncisão feminina,ou mutilação genital feminina.
2/3 da população estão infectados pelo HIV.
Obs.Ainda se apedrejam mulheres até a morte simplesmente porque ela pregava o Evangelho cristão,por mulçumanos radicais.
A pena de morte ainda existem em
Uganda,Nigéria,Etiópia,Somália e outros países africanos.
Fonte:
e outros sites

Nenhum comentário:

Postar um comentário